Quinta-feira, 28 de Março

Seu celular é mais sujo que uma privada, revela pesquisa

Publicado em 23/09/2014 às 16:43

Você acha que seu celular é limpinho? Não é o que estudos feitos por Pesquisadores do Departamento de Microbiologia da Universidade de Ado-Ekiti e da Faculdade de Ciência, Engenharia e tecnologia da Universidade do Estado de Osun, ambos da Nigéria comprovam.



De acordo com a pesquisa os aparelhos possuem mais germes que o próprio vaso sanitário: 25 mil e 1.201 respectivamente, servindo de moradia para bactérias ligadas ao solo e água infectados, incluindo contaminação por fezes.



Ao todo, 150 aparelhos de celular de frequentadores de centros comerciais (shoppings), hospitais (pacientes, médicos e enfermeiros) e centros universitários foram isolados para completar a pesquisa que mostra que os organismos encontrados são causadores de inúmeras infecções como gastroenterite, gripe, problemas pulmonares e urinários além da ceratoconjuntivite, a doença do olho branco.



De acordo com Timothy Julian, um dos pesquisadores, de 20% a 30% dos vírus saem dos dedos para a tela de smartphones, índice idêntico em caminho contrário (da tela para o dedo) e semelhante à ida do dedo para a boca (tocamos nossas bocas entre 10 e 25 vezes a cada uma hora).

 

Como se previnir?


Os cuidados com a higienização do celular, teclado, notebook, e mãos é a melhor solução. 



MÃOS: O primeiro e o mais importante é lavar as mãos. A Organização Mundial da Saúde recomenda que lavemos as mãos com sabão ao menos a cada cinco ocasiões num dia: no banho, após urinar/evacuar e antes das refeições – numa rotina comum isso representa lavar as mãos ao menos 10 vezes.


CELULAR: Desligue seu aparelho e se possível tire a bateria, utilize uma solução de álcool 70% para umedecer seu pedaço de tecido e passe em todo aparelho, com exceção da tela.


Para a tela, utilize um pano de microfibra (ou camiseta de algodão) levemente umedecido e com movimentos de dentro para fora certifique-se de eliminar todas as marcas que nela se encontram.



TECLADO: É fundamental limpar o teclado, mas nem sempre sabemos a forma correta de fazer a manutenção. Desconecte o teclado do gabinete, vire o teclado de cabeça para baixo e sacuda, para que pequenas sujeiras se soltem dos espaços entre as teclas. Em seguida, utilize um pano macio umedecido para limpar a superfície das teclas. Nos locais de difícil acesso, higienize com um cotonete umedecido. Se precisar também pode usar o aspirador de pó. O correto é fazer a higienização a cada 3 meses, assim você mantem seu periférico limpo e conservado.



NOTEBOOK: A higienização dos notebooks é semelhante e mais simples do que o teclado. Por ser um computador portátil, não há necessidade de retirar suas peças e recolocá-las. O ideal para fazer a limpeza correta é com um pano macio umedecido, para limpar a superfície do teclado, e para limpar os espaços entre as teclas, utilize um pincel de cerdas macias.


Se precisar, use um cotonete para tirar alguma sujeira mais resistente que esteja entre as teclas. Também vale usar o aspirador de pó USB, que é próprio para limpar teclado de computador (cujo preço varia entre R$ 13,90 à R$ 29,90*), para aspirar alguma migalha ou farelo que ficou em algum espaço. Sempre desligue o seu aparelho na hora que for fazer a higienização.



(Com informações da TechTudo)

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também