Sexta-feira, 29 de Março

Apenas com 14 anos, aluno de escola pública passa em medicina

Publicado em 29/01/2015 às 00:21

José Victor Menezes Teles, 14, obteve nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) suficiente para ser calouro do curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe) esta semana.



O garoto é aluno do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana (SE), a 52 km da capital, Aracaju. Em entrevista ao portal UOL, ele conta que sempre gostou de ler, estudar e apontou os pais, ambos  professores da língua portuguesa na rede pública, como principais motivadores.

 

Segundo o garoto, ele se dedicava a 5 horas de estudos por dia, fora o tempo da escola. Para treinar, usou a estratégia recomendada por dez entre dez professores: fazer provas anteriores. Se ele percebia dificuldades, como foi o caso de assuntos de química e física, buscava reforço.  'Durante as férias fiz cursinho aqui em Itabaiana e Aracaju', lembrou.

 

José Victor se diz um aficionado usuário de internet e a utilizou como uma ferramenta importante nos estudos. 'A internet me ajudou muito através das vídeoaulas, nas consultas, nas dúvidas', disse o garoto.

 

Afiado nas respostas, o itabaianense respondeu sem titubear que seus 14 anos não lhe atrapalhariam no desempenho no curso superior. 'Não se mede a capacidade pela idade. Estou sim preparado para cursar medicina. Era meu sonho e estou perto', respondeu o adolescente.



Agora, ele aguarda uma decisão judicial para poder comemorar a vitória. O garoto, apesar da pontuação no Enem, não concluiu o ensino médio, exigência da UFS para se matricular. 'Não se coloca limite de idade para ingressar na Universidade Federal de Sergipe', afirmou o diretor do departamento de administração acadêmica da UFS, professor Antônio Edilson do Nascimento.


Já a secretaria estadual de Educação não pode lhe conceder o certificado de conclusão do ensino médio sem que ele frequente as aulas. Apenas jovens com mais de 18 anos, com pontuação de 450 e que não tenham zero na redação, podem pedir um certificação.

José Victor obteve  751,16 pontos na prova e 960 na redação.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Educação,

Veja Também