Quinta-feira, 28 de Março

Oito lavanderias são fechadas em Jaraguá por determinação judicial

Publicado em 04/03/2015 às 07:04
Jaraguá

Oito lavanderias industriais foram fechadas na terça-feira, (3/3) por determinação judicial, a suspensão das suas atividades decorre de irregularidades apontadas em ação proposta pelo Ministério Público de Jaraguá, que também pedia a prisão dos empresários. Os estabelecimentos lacrados são acusados de crime ambiental, embora, tenha sido apenas 8 lavanderias, a paralisação deverá atingir outras unidades que dependem da estação de tratamento da Rua 10, que também foi interditada.

 

Segundo o Ministério Público, essas lavanderias estão praticando de forma continuada, a poluição ambiental, em contrariedade às normas legais, causando prejuízo à natureza com o lançamento de resíduos líquidos, com danos ambientais significativos à flora, fauna e à população. Todos os empresários tiveram prazo de 10 dias para apresentar as licenças e toda a documentação.

 

De acordo com uma lista divulgada pelo repórter Eduardo Almeida (Dudi Bill) foram lacrados os seguintes estabelecimentos; Associação das Lavanderias de Jaraguá-GO,ALJAR, Berlanda e Camargo Ltda, Indústria e Comércio de Confecções Matarazzo Ltda, Lavanderia Alves de Souza Ltda, Código Z Indústria e Comércio de Confecções Ltda, (Vidro Fumê), Alparca Lavanderia Industrial Ltda-ME, Rejane Aparecida Pinto de Siqueira, Lavanderia Líder e Reflexo Lavanderia Ltda.

 

Advogados dos empresários já se movimentam para tentar derrubar a decisão e reabrir as lavanderias. Porém sem as adequações necessárias, os estabelecimentos poderão sofrer novas ações. A justiça decretou o sequestro dos bens móveis e imóveis de todos os citados na ação cautelar, além de impor a eles sanções, como a de não se ausentarem da cidade sem comunicação prévia ao Poder Judiciário.

 

De acordo com a ação penal, os empresários desenvolveram atividades de lavanderia e tinturaria, potencialmente poluidoras, às vezes sem licença ou autorização dos órgãos competentes e, às vezes, com autorização mas não obedecendo a qualquer norma técnica específica. Há tempos as máquinas de lavagem de jeans têm provocado intensa poluição nos rios da região, causando prejuízos incalculáveis ao meio ambiente e a população. (Folha de Jaraguá

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também