Quinta-feira, 28 de Março

Apreendidos cerca de 180 kg de carne em açougue na região central de Ceres

Publicado em 17/04/2015 às 11:58

Na manhã da última quarta-feira (15/4) a Vigilância Sanitária realizou apreensão de 186,85 kg de carne de vaca em um açougue na região central de Ceres.

 

A apreensão foi realizada em operação conjunta com a Agrodefesa e Promotoria de Justiça de Ceres que recebeu denúncias anônimas sobre o açougue que estaria recebendo carne clandestina na madrugada.  

 

De acordo com Regina Célia Borges Campos, médica veterinária, o estabelecimento que não teve o nome divulgado pela vigilância, logo na manhã a equipe da vigilância estava no local para verificar a denúncia.

 

Regina disse que ao observar a carne, percebeu que a mesma estaria inadequada para consumo. O produto apreendido não tinha nota fiscal e sem origem, segundo Regina a carne estava surja e com a temperatura totalmente irregular.

 

Ainda de acordo com Regina, possivelmente a carne foi abatida no mato. Regina relata que geralmente a carne clandestina é misturada com a carne legal, o que dificulta para quem não conhece as vezes passa batido.

 

A temperatura normal para armazenamento do produto segundo Regina, é de 7°C a 10°C, a carne aprendida estava com a temperatura entre 27°C a 29°C, totalmente fora do padrão de conservação.

 

Regina comenta que o dono do estabelecimento colaborou com a fiscalização e reconheceu o erro. Ele ficou com o prejuízo da carne, além de responder processo administrativo, o mesmo tem 15 dias para apresentar defesa.

 

Regina disse a reportagem que a Vigilância Sanitária há três anos vem realizando um trabalho de conscientização aos donos de estabelecimentos comerciais com cartilhas e documentos deixados nos estabelecimentos.

 

A fiscalização será intensificada nos estabelecimentos.  Nesta operação esteve presente o veterinário da Agrodefesa Saulo Alvin e as fiscais da vigilância: Carla Bianca, Janaína de Cássia e Lúcia que esteve no momento do descarte da carne.

 

VEJA FOTOS ABAIXO 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também