Sexta-feira, 29 de Março

CRV Industrial se pronuncia a respeito da suposta degradação do Rio das Almas

Publicado em 03/09/2015 às 09:55
Carmo do Rio Verde

Após grande polémica nas redes sociais da suposta degradação do Rio das Almas pela empresa CRV Industrial, o Jornal Populacional foi procurado pela Associação de Amigos do Rio das Almas, para realizar uma matéria no que diz respeito a este assunto e saber uma resposta da CRV Industrial se realmente condiz com essa denúncia. 

 

A reportagem do JP foi até a empresa e conversou com os responsáveis que explicaram o teor desta denúncia.

 

De acordo com o jurídico da empresa, Ronaldo Andrade em relação a irrigação, não é uma questão nova e nem é uma questão desconhecida, muito ao contrário, esta captação existe há pelo menos sete ou oito anos e é de conhecimento público e dos órgãos de fiscalização.

 

Andrade, comenta que aquela captação que fica no município de Rialma, onde existe uma bomba que puxa água do rio para um canal construído em meio ao canavial, está totalmente autorizada. A captação segundo ele, foi muito bem planejada para ser um impacto menor possível ao meio ambiente.

 

Realizar irrigação é permitido pela legislação, o que é preciso são as licenças, e isso a empresa CRV ao longo de seus 15 anos, tem procurado ficar dentro das normas. Disse Andrade.

 

Para fazer uso deste bem natural que é a água do Rio das Almas, Andrade disse que a empresa possui todas as licenças, é uma outorga antiga, que tem todo conhecimento da SECIMA (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos), conhecimento do Batalhão, Ministério Público, até mesmo do judiciário que segundo Andrade no início desse empreendimento há oito anos, teve participação.

 

O motor colocado no Rio das Almas para captação de água está com a devida outorga dentro do período autorizado, neste caso do mês de junho a 31 de agosto de 2015. São três meses no ano. Comentou Andrade.

 

Transposição do Rio das Almas, frase citada em um trecho do texto em um outro jornal, Ronaldo Andrade acredita que foi um termo equivocado exatamente pelo volume que é retirado da vazão do rio que não chega a 1%.

 

A água que é bombeada por apenas um motor é levada para dentro de uma canal, (reservatório) onde segundo Andrade existe outras bombas que retiram a água deste canal para irrigação dos brotos de cana.

 

Ronaldo fala que era possível instalar outras bombas para captarem água direto do rio para a irrigação, mas isso segundo ele o impacto seria bem maior, a empresa fez um projeto apesar de ser mais oneroso, mas é bem menos impactante ao meio ambiente.

 

A gerente de qualidade Marcilene Cristina, fala que a empresa é certificada e está dentro da legalidade não só nacional como internacional. Marcilene disse que denúncias feitas nas redes sociais são improcedentes, e acredita que talvez seja por falta de conhecimento.

 

Assista a matéria completa no vídeo e vê o que o gerente ambiental fala

 

 

Nota da Associação Regional Amigos do Rio das Almas (ARARA)

 

Preocupados com o baixo nível de águas do Rio das Almas, a Associação Regional Amigos do Rio das Almas (ARARA) lançou questionamentos sobre o uso das águas pela monocultura de cana,  amplamente discutido e divulgado nas  redes sociais  , onde indagam sobre o consumo desenfreado dos mananciais,  cientes da outorga de água (Licença que autoriza a extração e a utilização dos recursos hídricos por um determinado tempo),   questionam quais são os parâmetros utilizados para se aferir a vazão explorada, qual quantidade permitida , qual é controle por eles instituído, e qual é quantidade de água explorada, bem como um estudo detalhado para uma irrigação sustentável , ressaltando que a crise hídrica assola todo o mundo, cobram uma fiscalização efetiva, cônscios da importância econômica da usina na região, onde geram emprego e renda para vários municípios, buscam uma alternativa para não acarretar um colapso no rio.

 

Dr. Fabiano R. Vidigal (Popó).

 

 

 Licenças 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também