Sexta-feira, 29 de Março

Maçonaria visita Câmara de Vereadores de Rubiataba

Publicado em 07/10/2015 às 01:05

No último dia 15 de setembro de 2015 a Maçonaria de Rubiataba, representada por seu presidente Élio Resende de Sousa e os membros, Alan Fábio Soares, Denner Sansoni Paim, Wesley Lídio Frota e Iracy Braga, visitou a Câmara de Vereadores, onde foram recebidos pelo presidente da Câmara Ernane Lima Silva e a secretária Maria Rufino, ocasião que trataram de assuntos do interesse da população de Rubiataba.

 

Inicialmente o presidente da Loja Maçônica Élio Resende fala sobre a preocupação da maçonaria com a causa pública, ressaltando a grande importância do legislativo na busca de melhorias para a população. Em seguida o presidente Ernane e secretária Maria Rufino manifestaram sobre a importância da visita, firmando que a população e as instituições precisam de participar dos trabalhos da Câmara.

 

Na oportunidade a comissão questionou aos vereadores sobre vários assuntos, que foram prontamente respondidos, entre os quais: 01 – As sessões da Câmara, os trabalhos realizados e se tem havido participação da população. 02 – Se as matérias aprovadas, como requerimentos e projetos estão sendo cumpridas pelo executivo.03 – A relação institucional entre legislativo e o executivo vem ocorrendo com cordialidade?04 – Se há algum processo em andamento na Câmara para apurar irregularidades na administração municipal. 05 – A frequência que o prefeito tem vindo a câmara apresentar suas propostas e relatar suas atividades. 06 – Como é o trabalho da base aliada de apoio do executivo na câmara. 07 – Que recursos são utilizados pela Câmara para a fiscalização da aplicação dos recursos públicos pelo executivo? 08 – Como é formada a assessoria jurídica da câmara?09 – Qual é o número de funcionários a câmara?10 – A expectativa da presidente quanto a Câmara de vereadores e também quanto a administração do município.

 

O presidente Ernane comenta sobre a dinâmica dos trabalhos, tramitação de projetos, comissões de trabalho e a pouca participação da população nas sessões, que acontecem na primeira semana completa do início do mês. Fala sobre a deficiência do serviço de comunicação do executivo, as vezes não responde a ofícios e requerimentos aprovados pela Câmara. Informa sobre o processo instalado para apuração de irregularidades na secretaria da saúde do município, aquisição de medicamentos, andamentos nas instâncias de apuração, como o TCM, Ministério Público etc. Diz sobre a análise dos balancetes, o trâmite para esse fim e as dificuldades encontradas. Fala sobre a ausência do prefeito na Câmara e comenta sobre a base política aliada do executivo. Salienta a importância que o município tenha um Promotor de Justiça titular, onde sua presença facilitaria a observação do cumprimento dos aspectos legais e as leis.

 

A secretária Maria Rufino manifesta agradecendo a visita da comissão, ressaltando a importância da participação dos segmentos sociais nos trabalhos da Câmara. Considera que deveria haver mais união entre os vereadores e não ações isoladas, como assuntos que provocam repercussões na sociedade. Firma sobre a imparcialidade da presidência e secretaria da Câmara na discussão das mensagens vindas do executivo e demais assuntos apresentados pelos vereadores. Diz que é necessário a busca da raiz do problema. Que assuntos são levados a população de forma inverídica e deturpada. Firma ser necessário fundamentação para discussão e defesa de propostas. Comenta sobre os interesses particulares, que atrapalham o trabalho da Câmara. Sobre a administração municipal, fala dos desgastes e a visão superficial dos problemas.

 

Ao final, o presidente Élio Resende agradeceu aos vereadores pela acolhida e informações, firmando a participação da Loja Maçônica de Rubiataba nas ações do legislativo. Solicita o envio da pauta das sessões, para que membros da Loja participem das reuniões, o que será atendido. Presidente Ernane comenta a sobre a importância da iniciativa da maçonaria, ressaltando que com a presença e participação das instituições e população nas sessões tornar-se-á possível desenvolver um ótimo trabalho, buscando sempre melhorias para a população. 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também