Quinta-feira, 28 de Março

Trabalhador Rural de Ipiranga de Goiás é atingido por raio

Publicado em 29/11/2015 às 10:54
Ipiranga de Goiás

Um trabalhador Rural do município de Ipiranga de Goiás, foi atingido por um raio. O fato aconteceu na tarde deste sábado, (28/11), por volta das 15h30.

 

De acordo com médico Breno Leite que antedeu a vítima, Irineu Braz de Lima, 54 anos, estaria arrumando um chiqueiro, no Sítio Córrego Olho D’água onde mora, quando foi atingido.

 

 A Unidade de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), foi acionada, e prestou todo socorro.

 

A vítima foi levada para o hospital municipal de Rubiataba, onde foi medicado.

 

O médico Breno Leite relatou ao JP, que ele sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus no tórax e pelve membro inferior direito. A roupa dele ficou toda queimada, o médico disse que ele nasceu de novo. Ele recebeu alta e já está em casa.

 

Dicas de como evitar ser atingido por raios

 

Campos abertos


Muitas vezes uma tempestade chega, literalmente, de surpresa e não há muito tempo para escapar. A dica é fugir de locais abertos como praias, campos de futebol ou plantações e se abrigar em construções seguras de alvenaria. Uma casa ou um prédio com para-raios é o mais indicado, porém não se deve ficar próximo às janelas. Caso não exista nenhum abrigo seguro por perto, a melhor opção é se deitar no chão e esperar a tempestade passar, pois os pontos mais elevados do terreno têm maiores chances de atrair raios.

Interior de veículos

 

Muito se fala que quem está dentro de um carro fica protegido dos raios. A afirmação é verdadeira, mas existe um perigo neste velho ditado. A pessoa só estará a salva dentro do veículo, se ela não estiver tocando em nenhuma região de metal. Afinal, ao cair sobre o carro, o raio irá se espalhar pela lataria do automóvel e poderá causar a morte de seu ocupante. Por isso, a dica é estacionar o veículo num local apropriado, desencostar dos detalhes metálicos e esperar a tempestade passar.

 

Mantenha distância de eletrônicos.

 

 Nunca tome banho em chuveiro elétrico durante uma tempestade, pois caso um raio atinja o edifício poderá alterar as voltagens do aparelho e ocasionar um forte choque elétrico. Outra dica importante é desconectar os eletrônicos da tomada, pois eles também podem transmitir eletricidade e causar um choque aos usuários.

 

Mantenha distância da água


A água é um dos melhores condutores de eletricidade que existem (em especial, a água salgada) e com isso, atrai os raios. Por tanto, é fundamental sair/ evitar lugares como praias, piscinas e lagoas durante tempestades de raios. A chance de uma descarga atmosférica cair no local é grande e como o líquido é um bom condutor, a energia irá se propagar por uma superfície muito mais ampla. Esta excelente condutibilidade da água também é responsável por transportar a eletricidade pelo encanamento (que muitas vezes é de metal!) e causar um choque em quem estiver tomando banho, mesmo sendo um chuveiro a gás e que o raio tenha caído distante do local.

 

Não se abrigue em árvores ou guarda-sóis


As quatro vítimas que faleceram em Praia Grande após a queda de um raio estavam abrigadas na orla da praia, embaixo de guarda-sóis. Se proteger sob um guarda-chuva, árvore ou qualquer tipo de local que possa servir como um 'para-raios natural' é um dos maiores riscos que existem em casos de tempestade. O mais prudente é evitar estes lugares e se abrigar numa construção de alvenaria. Se não houver outra opção, deite-se sobre o chão e espere a tempestade passar. (Dicas: UOL)

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também