Quinta-feira, 18 de Abril

Dr. Júnio Rodrigues fala sobre a dor pélvica crônica

Publicado em 03/02/2016 às 22:27

A dor pélvica crônica é caracterizada por uma sensação dolorosa na parte inferior do abdômen, podendo gerar diversas enfermidades tanto em mulheres como em homens, porém costuma assolar mais o sexo feminino, estando presente em quase 20% das mulheres em idade reprodutiva.

 

Quando a paciente mulher identifica esta dor na parte inferior de seu abdômen, o ginecologista deve ser procurado, pois geralmente tal dor está ligada a órgãos da pelve como ovários, útero, trompas de falópio, vagina, colo do útero e demais.

 

A dor pélvica é bastante comum em gestantes, muitas vezes a mulher acha que a dor é típica da gestação, porém qualquer dor deve ser relatada ao médico, pois apenas estes profissionais podem dar um diagnostico preciso.

 

 

O tratamento para a dor pélvica crônica costuma ser simples, na maioria das vezes pode ser tratada clinicamente, apenas com medicação, ministrando medicamentos tais como antiinflamatórios anticoncepcionais, hormônios e antibióticos, não sendo comuns os casos que requerem cirurgia.

 

Esta dor pode ser causada por doenças ginecológicas, gastrointestinais e sistêmicas, dentre as ginecológicas podemos citar a endometriose, uma condição onde o tecido endometrial também está presente fora do útero e a doença inflamatória pélvica crônica, uma infecção causada por organismos que são transmitidos sexualmente. O papel clínico é de suma importância e fazer um diagnóstico preciso e precoce evita procedimentos cirúrgicos muitas vezes.

 

Dr. Júnio Rodrigues atende em Ceres no HOC, Rua 7, nº 499, centro fone: 62 -3307 – 1128, em Itapaci no Centro Clinico da Pax Aliança 62 – 3361- 2613 e em Uruana no Centro Clinico da Pax Aliança 62 –3344 – 1119.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também