Quinta-feira, 28 de Março

Presidente do PSDB de Goiás é preso pela Polícia Federal

Publicado em 24/08/2016 às 09:47

A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público Federal e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, deflagrou nesta quarta-feira (24) a Operação Decantação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo desvio de cerca de R$ 4,5 milhões em recursos federais a partir de uma empresa pública do estado de Goiás. O presidente do PSDB em Goiás, Afreni Gonçalves, e o presidente da empresa Saneamento de Goiás S/A (Saneago), José Tavera, foram presos.

 

A PF identificou que dirigentes e colaboradores da Saneago promoveram licitações fraudulentas mediante a contratação de uma empresa de consultoria envolvida no esquema criminoso. Recursos públicos federais, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal, foram desviados para pagamento de propinas e dívidas de campanhas políticas.

 

 

 

Cerca de 300 policiais federais cumprem 120 mandados judiciais em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Formosa, Itumbiara, São Paulo e Florianópolis. Estão sendo cumpridos 11 de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 21 de condução coercitiva e 67 de busca e apreensão na sede de empresas envolvidas e de um partido político, além de residências e outros endereços relacionados aos investigados.

 

Também foi determinado o afastamento da função pública de oito servidores e a proibição de comunicação entre nove envolvidos. Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e fraudes em processos licitatórios.



A operação recebeu o nome Decantação em alusão a um dos processos de tratamento de água, em que ocorre a separação de elementos heterogêneos.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também