Sexta-feira, 19 de Abril

Alunos ocupam IF Goiano Campus Ceres, em protesto contra PEC 241

Publicado em 20/10/2016 às 17:47

Na manhã desta quinta-feira (20/10), a unidade do IF Goiano Campus Ceres, foi ocupada pelos estudante da instituição em protesto contra a PEC 241, que congela os investimentos públicos por 20 anos, no país.

 

A reportagem do Populacional, foi a unidade Ceres, e conversou com estudantes. A aluna Raquel Pereira, de acordo com ela, essa ocupação tem o objetivo de protestar contra a PEC 241, que segundo ela, vai prejudicar nas áreas da saúde, previdência social, principalmente na educação.

 

Raquel, disse que foi realizado uma assembleia onde participaram alunos do ensino médio e superior para chegar em concordância para a tal ocupação, então foi votado e a maioria segundo a estudante aprovou que esta unidade seria ocupada.

 

A partir do momento da oficialização da ocupação, o campus, foi ocupado e só termina na terça-feira dia (25/10).

 

Em Goiás, sete unidades da instituição aderiram a esta ocupação. Ágata Samara de Oliveira Alencar, disse sobre esta PEC 241, que vai diminuir as vagas na instituição, as bolsas de estudos que vão prejudicar os estudantes. O objetivo desta movimentação é que chegue até os parlamentares para que esta PEC não seja aprovada.

 

Ágata, disse também que em Goiás, foram 16 deputados que votaram, somente um votou contra a PEC 241. A estudante lembra que a manifestação não está lutando somente pela educação, mas pela saúde, segurança, pelo país.

 

Bruno Geovane, também estudante, falou que os investimentos na unidade Ceres, já estão precários, a maioria das bolsas do ano passado até agora já foram cortadas. As vagas já são poucas e com essa PEC, diminui ainda mais as vagas, ele não acha isso certo, e pensa que a educação tem que ser prioridade no estado.

 

A Aluna Ana Maria, falou que se caso aprovada esta PEC, a população mais pobre será muito afetada, ela contou que um deputado do PDT, do estado de São Paulo, disse que quem não tem dinheiro não estuda, ele falou que os filhos deles vão estudar porque tem dinheiro e tem condições de pagar. Ana Maria pede apoio da comunidade.

 

 

Gustavo Faquim, pediu ajuda de alimentos para que os estudantes se mantém na ocupação até terça-feira, (25/10), e outras instituições que queiram aderir ao movimento terão total apoio.

 

Cleiton Mateus Souza, diretor do IF Goiano, também falou a reportagem do Populacional, para ele, essa ocupação demonstra a preocupação dos alunos quanto a PEC 241, que já foi passada pela primeira votação na câmara.

 

O diretor ressalta a preocupação dos alunos em relação a educação, saúde e segurança. Nesta PEC, para Cleiton, o que mais evidencia, é que pode ocorrer vários cortes na educação podendo comprometer o funcionamento da escola.

 

Segundo ele, os gastos com os alunos são enormes, já que são 160 alojados com mais de 1200 refeições por dia, e com esta aprovação poderá comprometer a permanência desse alunos na instituição campus Ceres, esta manifestação é um direito deles.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também