Sábado, 20 de Abril

Médico e escritor Jaraguense Breno Leite participa da FLIP 2014

Publicado em 28/07/2014 às 08:14
Jaraguá

O Médico e escritor Jaraguense Breno Leite participa de 30 de Julho a 03 de Agosto da FLIP 2014 (Festa Literária Internacional de Paraty-RJ), que na sua 12ª edição homenageia o escritor Millôr Fernandes. Na quinta (31/07), o autor goiano participa com os escritores Cristiano Deveras e a Jô Ramos de uma mesa de debates com o tema: 'Os desafios do escritor brasileiro nas feiras internacionais' e no Sábado (02/08), dentro do Projeto Bar do escritor, autografa a segunda edição do seu premiado Livro 'A Última Página de Um Sonho', obra vencedora do concurso Joaquim Câmara Filho de Literatura da Fundação Jayme Câmara. A R&F editora, patrocinadora do evento, aproveita a Festa de Paraty para o Lançamento Nacional deste Título que teve muito boa repercussão em Goiás, mas que ainda não aconteceu no cenário literário do país.

 

        A Festa Literária Internacional de Paraty, realizada desde 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de Literatura. Ao longo de suas edições, a Flip se transformou no maior evento literário do país e ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do seleto público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de Festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibição de filmes e apresentações folcloricoculturais.

 

O homenageado da 12ª edição da Flip, pela primeira vez, será um autor contemporâneo: Millôr Fernandes. Mestre do humor, o Guru do Méier recebe a homenagem dois anos após sua morte, ocorrida em março de 2012, aos 88 anos. Dramaturgo, editor, tradutor, artista gráfico e uma das figuras mais marcantes da imprensa brasileira, Millôr deixou uma inesgotável obra literária e intelectual, incluindo peças de teatro, livros de prosa e poesia, romances, desenhos, exposições de pintura, traduções, roteiros de cinema e textos na imprensa.

 

As mesas de debate da Flip deste ano entrarão em diferentes vertentes da narrativa escrita: a primeira delas, na quinta-feira (31), reúne o poeta e roteirista de TV Charles Peixoto, a jornalista e escritora Eliane Brum e o cronista, poeta e humorista Gregorio Duvivier para conversar sobre as fronteiras entre as diferentes naturezas do texto na mesa 'Poesia & Prosa'. No mesmo dia, a neozelandesa Eleanor Catton e o suíço Joël Dicker discorrem sobre 'Fabulação e mistério' numa mesa dedicada à construção de um romance. No sábado (2), na mesa 'A verdadeira história do Paraíso', o israelense Etgar Keret e o mexicano Juan Villoro falam sobre viver entre o céu e a terra graças à natureza intensa de seus países. E no domingo (3), o português Almeida Faria e o o chileno Jorge Edwards falam sobre paixão, ciúme e erotismo na mesa 'Os sentidos da paixão'.

Este ano, a Festa, que tem na abertura, no dia 30, um show aberto ao público com a Cantora Gal Costa, será também marcada pela ausência de duas grandes estrelas nacionais da Literatura, falecidos este ano: João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna, este que foi a grande estrela nacional da Flip em 2005, quando foi aplaudido de pé, e sempre bem-humorado, arrancou risos da plateia e prestou uma homenagem a Miguel de Cervantes, autor de 'Dom Quixote', considerado por ele o escritor mais importante do milênio passado. Após sua palestra, passou cerca de duas horas distribuindo autógrafos.

 

O escritor Breno Leite está entusiasmado: “Vamos compartilhar lá um pouco da nossa pequena vivência como escritor e aprender bastante lá com os bens mais experientes!”

 

A Flip é basicamente uma festa de autores enquanto que a Bienal do Livro de São Paulo que acontece ao final de Agosto, e onde o autor Breno também estará presente, é uma festa das editoras.

A partir da data do seu Lançamento Nacional no dia 02 de Agosto, o livro “A Última Página de Um Sonho” do escritor Breno Leite poderá ser adquirido pelo site de compras da R&F Editora (www.rfeditora.com.br) a partir de qualquer canto do mundo onde se chega correspondência por correio.  

                                                                       

 

 

Galeria


Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também