Quinta-feira, 28 de Março

Moradores de Rialma reclamam da falta de água, problema será solucionado

Publicado em 01/09/2014 às 19:22

Denúncias de moradores da cidade de Rialma sobre a falta de água em alguns setores do município.

 

 

De acordo com Milson Vieira de Sousa Junior, os principais setores prejudicados são aqueles localizados na parte mais alta da cidade, como setor central, Rialma II, dentre outros. Contudo, a região mais acometida encontra-se nas Ruas 14, Rua 28 e Pedro Felinto Rego.

 

 

Nessas ruas segundo Milson, já fazem mais de 15 dias que os moradores não tem água para tomar banho, lavar roupas, nem mesmo para utilizar a descarga do banheiro. Serviços essenciais de higiene e necessidades básicas estão comprometidos pela falta de água.

Após inúmeros contatos com a Saneago e falsas promessas de que o problema logo será sanado nada acontece.

 

 

Milsom disse ainda que os próprios técnicos da Saneago em visita ao estabelecimento do mesmo, informaram que a água raramente chega ao hidrômetro da casa dele, chega com uma pressão de 6 M.C.A. quando a pressão ideal indicada pela legislação determina que a pressão mínima seja de 10 M.C.A. (pressão)

 

 

A situação piora ainda mais em relação as crianças, idosos, pessoas com dificuldades de locomoção, e até mesmo acamados que não possuem a condição de procurar socorro para realizar as mais básicas ações de higiene. 

 

 

A solicitação que Milson, Juntamente com os moradores, deve-se ao fato de todos pagarem em dia as contas de água e exige o direito de serem atendidos com esse serviço que pode passar a ser um problema de saúde pública, pois a sujeira que se acumula é grande e traz outros transtornos, como insetos e outros bichos.

 

 

Milson, mostra indignado como morador, como cidadão que paga suas contas e impostos e merece o mínimo de respeito. 

 

 

E fala como profissional da saúde, já que o mesmo é fisioterapeuta, convive no momento, com queixas frequentes de amigos, vizinhos e familiares com dores frequentes causadas pela carga excessiva de baldes pesados, que necessitam ser buscados em outras ruas e carregados até seus endereços.

 

 

Milson relata o aumento do estresse das pessoas e aguçando outros problemas particulares na vida de cada morador. 

 

Percebo que a falta de um banho quente depois de uma jornada de trabalho deixa as pessoas mais cansadas, e não permitem um sono tranquilo que se possibilita ter um descanso merecido”.

 

 

A reportagem do Populacional conversou com Eurípedes da Silva, Tecnólogo de Saneamento da cidade de Ceres, ele disse que atualmente Rialma, está sendo abastecida por uma adutora de 200 milímetros, antigamente antes da instalação do reservatório de 500, a parte debaixo de Rialma era abastecida direto da rede de Ceres.

 

 

Eurípedes, informou que havia uma rede de 250 milímetros que chega até a ponte velha do lado de Rialma. Essa adutora como está desativada, está sendo ativada e ligada com a adutora de 200 milímetros, onde segundo Eurípedes, terá ganho de vazão melhor da água que Rialma necessita, além de ganho de diâmetro e velocidade.

 

 

A vazão que abastece Rialma hoje é de 27 litros por segundos e com essa interligação pretende chegar a 35 a 40 litros por segundos e com essa mudança, Eurípedes disse que resolve o problema da falta de água em Rialma, que nesta época do ano, o volume gasto pelos moradores é muito alto.

 

 

Eurípides relata que nos últimos quatro anos, houve um aumento de quase mil ligações de água na cidade, devido os novos empreendimentos e moradias, onde consequentemente aumentaram muito o consumo.

 

 

Eurípedes falou que o problema estará solucionado nesta terça –feira (2/9), a água será normalizada para os consumidores.

 

 

Eurípedes lembrou ainda que neste período de maior consumo, o reservatório de Rialma está no volume mínimo e com esta interligação, o reservatório ficará normal, sem que o nível baixe.

 

                                          Ligação de adutora 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também