Quinta-feira, 14 de Novembro

Brasileiros já pagaram três trilhões de impostos em 2024, alta de 20%

Publicado em 02/11/2024 às 20:36
Brasil

O Impostômetro, painel que registra o valor pago em impostos pelos brasileiros ao longo do ano, chegou ao valor de R$ 3 trilhões na manhã desta sexta-feira, 1°.

Esse valor representa o total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estadual e municipal desde o início do ano, incluindo multas, juros e correção monetária.


Em comparação com o mesmo período do ano passado, a marca foi registrada 54 dias antes. Há exatamente um ano, a quantidade de tributos pagos era de R$ 2,5 trilhões, o que demonstra um crescimento de 20% entre 2023 e 2024.

O presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike, explica que esse aumento antecipado é proporcionado pela política do governo, que tomou várias medidas para recolher mais impostos e assim fazer frente à alta dos gastos públicos, como reintegração das alíquotas de PIS e Cofins dos combustíveis, elevação da CSLL sobre o lucro líquido dos bancos, revisão demincentivos fiscais de diversos setores e recomposição da alíquota do IPI em diversos itens.



“Para nós, já era esperado atingir os 3 trilhões antecipados, batendo mais um recorde, 54 dias antes do que ocorreu no ano passado. Isso nos traz, de um lado, alegria pelo volume representado, mas, por outro, tristeza, pois essa arrecadação deveria beneficiar a população, o que, infelizmente, não está acontecendo,” diz Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Economia,

Veja Também


/* /* ]]> */