Publicado em
27/12/2024
às 17:54
Rialma
A equipe de reportagem do JP visitou a ponte sobre o Rio das Almas, que conecta Rialma ao distrito Jardim Paulista, em Nova Glória, após diversos moradores manifestarem preocupação com a possibilidade de colapso da estrutura. O receio aumentou após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava o Tocantins ao Maranhão e deixou mortos, feridos e desaparecidos no trágico evento de 22 de dezembro.
De acordo com informações veiculadas em outros veículos de comunicação, um engenheiro especialista alertou para o fato de que a ponte apresenta características estruturais semelhantes às da ponte sobre o Rio Tocantins, que cedeu recentemente. Ele destacou a presença de pórticos isostáticos, uma tipologia que pode apresentar vulnerabilidades, além de problemas nos chamados dentes Gerber e nos apoios críticos, elementos fundamentais para a estabilidade da estrutura.
Em 2018, essa ponte passou por uma manutenção, ficando cerca de 100 dias parcialmente interditada. Durante o período, o tráfego foi controlado com o sistema de "siga e pare", o que já indicava a necessidade de atenção à sua condição estrutural.
Diante dessa situação, é fundamental que a sociedade e as autoridades pressionem o Governo Federal, o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por uma avaliação técnica minuciosa, seguida de manutenção e reforço estrutural da ponte.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
28/12/2024 às 20:49
26/12/2024 às 06:57