Quinta-feira, 08 de Maio

Nikolas Ferreira denuncia suposto esquema bilionário no INSS e oposição convoca ministro da Previdência

Publicado em 07/05/2025 às 07:27
Populacional Brasília

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) declarou nesta segunda-feira, 5, que o esquema de descontos associativos não autorizados aplicados sobre aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — atualmente sob investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) — configura o “maior escândalo de corrupção da história do Brasil”.

Segundo Nikolas, o prejuízo aos cofres do INSS, que inicialmente era estimado em R$ 6,3 bilhões, teria saltado para R$ 90 bilhões. “O Brasil inteiro vai saber o que está acontecendo: o maior escândalo de corrupção da história do país”, escreveu o parlamentar em publicação na rede social X. No entanto, o valor citado por ele ainda não foi confirmado oficialmente por órgãos competentes.

Pressão da oposição
Na esteira das denúncias, deputados do partido Novo protocolaram um requerimento nesta segunda-feira, 5, solicitando a convocação do novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, para prestar esclarecimentos sobre o suposto esquema.

O pedido foi encaminhado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, mas ainda depende de aprovação para ser validado.

No documento, os parlamentares justificam a convocação citando “a dimensão do prejuízo, a vulnerabilidade do público atingido e a ligação recente do ministro com representantes de entidades investigadas”. Eles também mencionam uma possível omissão diante de alertas feitos em 2023 e 2024 por membros do Conselho Nacional de Previdência Social sobre irregularidades no sistema.

Apesar de não haver, até o momento, indícios formais de envolvimento direto do ministro nos crimes apurados, os parlamentares argumentam que sua participação em encontros com suspeitos exige um posicionamento claro e oficial perante o Parlamento e a sociedade, independentemente do andamento das investigações conduzidas pela PF e pelos órgãos de controle.

O pedido de convocação é assinado pelos deputados Adriana Ventura (Novo-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Gilson Marques (Novo-SC), Luiz Lima (Novo-RJ) e Ricardo Salles (Novo-SP).

Wolney Queiroz assumiu o Ministério da Previdência Social na última sexta-feira, dia 2, após a saída de Carlos Lupi, e até então exercia a função de secretário-executivo da pasta.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também


/* /* ]]> */