Publicado em
26/11/2025
às 11:01
Brasil
Brasília e Goiânia lideram o ranking nacional de fiscalização eletrônica, e um estudo recente mostra que elas são, hoje, as capitais com mais radares de velocidade por frota no país. A conclusão faz parte de um levantamento inédito do Observatório Nacional de Segurança Viária, em parceria com a UFPR, que analisou dados do Inmetro ao longo de 2023.
Chamado de Indicadores Brasileiros sobre Fiscalização de Velocidade, o relatório — que será apresentado nesta terça-feira (25) — revela que Brasília tem 7,5 câmeras para cada 10 mil veículos fiscalizados. O número coloca a capital federal no topo da lista, muito à frente de outras cidades brasileiras.

O relatório também mostra uma particularidade de Brasília: ao contrário do que acontece na maioria das capitais, a cidade tem mais radares instalados em rodovias (5,92) do que em vias urbanas (1,58).
Entre as capitais estaduais, Goiânia ocupa o segundo lugar do ranking geral, com 5,83 equipamentos para cada 10 mil veículos. Nas vias urbanas, esse número chega a 4,75, enquanto em rodovias cai para 1,08.
Apesar de ter a maior frota do país — cerca de 9,5 milhões de veículos em 2023 —, São Paulo aparece apenas na 18ª posição, com 1,64 radar por 10 mil veículos.
O estudo destaca ainda o caso de Vera Cruz (RS), município de pouco mais de 26 mil habitantes, que aparece com o maior nível geral de fiscalização eletrônica do Brasil. A cidade possui cinco lombadas eletrônicas, um número considerado alto proporcionalmente à sua frota de 20,5 mil veículos.

Quando considerados os estados, excluindo o Distrito Federal, Goiânia — representando Goiás — aparece em primeiro lugar no ranking geral (4,6), enquanto o Amazonas tem o menor indicador, de 0,12 radar por 10 mil veículos. A média nacional é de 2,9 câmeras para cada 10 mil veículos.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
Fortes ventos e chuva intensa causa estragos no Residencial Hermínio Lopes, em Goianésia
17/11/2025 às 17:47