Publicado em
28/04/2025
às 15:37
Mundo
O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (28) que o conclave para a eleição do novo papa terá início no dia 7 de maio. A decisão foi tomada durante a quinta Congregação Geral, reunião a portas fechadas que reúne os cardeais para organizar os detalhes do processo sucessório.
Em preparação para o conclave, a Capela Sistina foi fechada para visitação pública nesta segunda-feira. O local passará por ajustes internos para receber os cardeais eleitores, que ficarão isolados na chamada “zona de conclave” durante todo o período de votação.
O conclave para a escolha do novo papa ocorrerá após o término do Novendiales, período de nove dias de luto oficial iniciado no sábado (26), após o sepultamento do papa Francisco.
Embora a data de início do conclave tenha sido definida, ainda não há previsão de quando a eleição será concluída, uma vez que o processo pode se estender por vários dias, dependendo do número de votações necessárias.
Para ser eleito, o candidato precisa obter dois terços dos votos dos cardeais presentes. Se o conclave reunir os 133 cardeais esperados, serão necessários ao menos 89 votos para a escolha do novo pontífice. As votações são realizadas de forma secreta dentro da Capela Sistina, e as cédulas são queimadas após a apuração.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
17/04/2025 às 15:44
23/04/2025 às 09:24
19/04/2025 às 20:48