Sexta-feira, 26 de Abril

Ex-ministro diz que ricos odeiam Dilma e o PT

Publicado em 02/03/2015 às 16:21

Para o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, os ricos do país nutrem ódio ao PT e a presidente Dilma Rousseff. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o economista, que já foi ministro nos governos de José Sarney (1985-1990) e do Fernando Henrique Cardoso (1994-2002), fala sobre seu novo livro 'A Construção Política do Brasil'.


Ele explica que as eleições do ano passado à presidência do Brasil, que teve a reeleição de Dilma Rousseff (PT), mostrou um fenômeno que jamais tinha visto. “De repente, vi um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, contra um partido e uma presidente. Não era preocupação ou medo. Era ódio”, contou ao jornal.



O economista explicou que o governo fez compromissos, mas não entregou e continua defendendo os pobres contra os ricos. “O ódio decorre do fato de que o governo revelou uma preferência forte e clara pelos trabalhadores e pelos pobres. Não deu à classe rica, aos rentistas.”



Bresser-Pereira disse que o Brasil só teve cinco pactos políticos e após 1190 houve grandes fracassos. Ele explicou que o Lula se propôs a formar um pacto nacional-politico, com empresários, industriais, trabalhadores, entre outros.



“O governo terminou de forma quase triunfal, com crescimento de 7,4%, e prestígio internacional muito grande. Mas esse pacto desmoronou nos dois últimos anos do governo Dilma”.



O economista diz que é pessimista porque não viu melhoras. “Não vejo nenhum sinal de que esse problema vá ser enfrentado. Nem da parte do governo, nem das oposições, nem da academia”, contou.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também