Quinta-feira, 25 de Abril

Regional São Patrício II promove oficinas para profissionais da Atenção Primária

Publicado em 20/10/2016 às 15:08
Goianésia

A Regional de Saúde São Patrício II realiza, em outubro e novembro, oficinas de qualificação para os profissionais da Atenção Primária dos municípios de Itaguaru, Vila Propício, Mimoso de Goiás, Santa Rita do Novo Destino e Padre Bernardo. As oficinas, com o tema Territorialização em Saúde, integram o “Mais Saúde para Goiás”, programa da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) que busca fortalecer e ampliar o acesso da população à Atenção Primária.

 

Em setembro, 379 profissionais dos municípios de Goianésia, Jaraguá e Barro Alto participaram da qualificação. A oficina de Territorialização é a terceira de um processo de educação continuada que está sendo realizado desde o início do ano pela SES-GO em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

 

O processo vai até 2018. A cada oficina, o Conass qualifica profissionais do nível central e regional da SES-GO, que por sua vez, replicam a qualificação para os profissionais da Atenção Primária dos municípios. Estes então tornam-se facilitadores e levam as oficinas para as equipes das Unidades Básicas de Saúde.

 

Na primeira oficina, com o tema Redes de Atenção à Saúde, foram qualificados 510 profissionais dos oito municípios que integram a Regional. Na segunda, com o tema Atenção Primária em Saúde, foram qualificadas 268 pessoas das cidades de Barro Alto, Goianésia, Itaguaru, Jaraguá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santa Rita do Novo Destino e Vila Propício. Também já está em andamento a quarta oficina – Vigilância em Saúde, com a qualificação do nível central e regional já concluída pelo Conass.

 

Cronograma

Itaguaru: 20 e 21/10

Vila Propício: 21/10

Mimoso de Goiás: 26 e 27/10

Santa Rita do Novo Destino: 08 e 09/11

Padre Bernardo: Novembro (a definir)

 

Mais Saúde para Goiás / SES-GO

 

O “Mais Saúde para Goiás” é coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde/SES-GO e tem como objetivos: reestruturar a Atenção Primária no Estado até 2018; garantir atendimento humanizado, com qualidade, equidade e resolutividade; estreitar a relação com os municípios; colaborar para a melhoria das capacidades de assistência e gestão; implantar Redes de Atenção à Saúde e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás.

 

O programa é estruturado em sete subprojetos. Um deles é a Planificação da Atenção Primária em Saúde, que envolve a realização das oficinas e a qualificação dos profissionais que atuam na Atenção Primária nos municípios, incluindo: médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos e auxiliares de Enfermagem; agentes comunitários de saúde (ACS); agentes de combate a endemias (ACE); auxiliares de saúde bucal; psicólogos; fisioterapeutas; nutricionistas; técnicos e auxiliares de laboratório; assistentes sociais; e inclusive, profissionais de serviços gerais.

 

Também são subprojetos do “Mais Saúde para Goiás”: o aumento do número de Equipes de Saúde da Família; o repasse de recursos para aquisição de eletrocardiógrafos, aparelhos de ultrassom e Raio-X; repasses para aquisição de equipamentos para laboratórios de análises clínicas; e a cessão de equipamentos para as visitas domiciliares realizadas pelas Equipes de Saúde da Família, incluindo kits para mensuração de pressão arterial e glicemia.

 

Goiás Mais Competitivo / Governo do Estado

 

A ampliação do acesso à Atenção Primária é a principal meta do “Mais Saúde para Goiás” e uma das prioridades da SES-GO dentro do Programa Goiás Mais Competitivo, lançado pelo Governo do Estado em novembro de 2015 com o objetivo de colocar Goiás entre os Estados com maior competitividade do país. A meta é ampliar o porcentual da população atendida por Equipes de Saúde da Família de 69,16% registrados em 2014 para 84% em 2018.

 

Regional de Saúde São Patrício II / SES-GO

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também