Quarta-feira, 18 de Setembro

Onda de calor chega a Goiás afetando todas regiões com previsão de até 40° C

Publicado em 22/08/2023 às 19:17
Em Goiás

Faltando pouco mais de um mês para o fim do inverno, as temperaturas poderão bater recorde a partir desta semana em Goiás. Uma onda de calor provocada por uma massa de ar quente deve afetar todo o país, principalmente as regiões Centro-Oeste e Sudeste, fazendo com que os termômetros cheguem próximo aos 40°C.

 

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Goiás está entre os seis estados mais afetados pelo calor intenso - os demais são: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. A previsão é que nos próximos dias as máximas em muitas cidades goianas fiquem entre 37°C e 40°C.
 

“Todo o Estado terá elevação na temperatura. No entanto, na região Centro-Norte do Estado as temperaturas são mais elevadas, como Aragarças, São Miguel do Araguaia e Porangatu, que devem ficar entre 39°C e 40°C”, explicou a chefe do Inmet, Elizabeth Alves.


 

Os municípios mais “abaixo” no estado não chegarão ao limite dos 40°C, entretanto, terão termômetros marcando entre 36°C e 37°C. Em Goiânia, cuja média de temperatura máxima é de 32,7°C, a previsão para a próxima sexta-feira (25) é de 36°C. “Nos próximos dias irá variar de 35 a 37°C”, concluiu Elizabeth.

Já nesta terça-feira (22), o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) informou que todas as regiões do estado terão temperaturas máximas acima dos 30°C.

 

Confira:

 

- Região Oeste: 36°C
 

- Região Norte: 37°C

 

- Região Leste: 34°C
 

- Região Sudoeste: 30°C

 

- Região Central: 33°C
 

- Região Sul: 31°C

 

A previsão do Centro de Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mostra que na quarta-feira (23), Goiás poderá ter um calor de 39°C. Na quinta e sexta, os termômetros devem marcar 38°C; no sábado, 37°C; e no domingo 36°C.

O Inmet também informou que a persistência dessa massa de ar quente e seco deixará o tempo estável e sem chuvas em praticamente toda a região Centro-Oeste. Além disso, poderão ser registradas reduções na umidade relativa do ar, chegando a valores inferiores a 20%, principalmente, entre os estados de Goiás, Mato Grosso, e no Distrito Federal.

O meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo, explica que o calor previsto para os próximos dias é “realmente excepcional para agosto”. “Teremos temperaturas no nível de 850 hPa (em torno de 1500 metros de altitude) acima dos 27°C em uma ampla área do país, situação que é mais 'típica' entre setembro e outubro. Típica entre aspas, pois essa condição está ficando cada vez mais frequente”, pontuou.

Segundo o especialista, a diferença do calor desta semana de agosto em relação ao que já ocorreu no mês, é que agora o calor intenso, bastante acima do normal, poderá ser observado de forma ampla no Brasil, atingindo vários estados de diferentes regiões, ao mesmo tempo.

“Desta vez estamos falando de temperaturas que podem chegar aos 37°C em Goiânia e Campo Grande, aos 42°C em Cuiabá, 34°C em Brasília, 34°C em São Paulo e 39°C no Rio”, concluiu. Via O Popular

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também


/* /* ]]> */