Sexta-feira, 26 de Abril

Hemocentro de Ceres realiza campanha de doação de sangue

Publicado em 23/11/2014 às 21:59

25 de novembro Dia Nacional do Doador de Sangue, e para comemorar esta data muito importante, o Hemocentro Regional de Ceres, realiza a Campanha Semana de Doação de Sangue, e sábado dia (22/11), foi dado o início a este belo trabalho que ajuda a salvar muitas vidas, a reportagem do Jornal Populacional foi ao Hemocentro e presenciou vários ceresinos doando sangue.

 

 

Em conversa com a diretora do Hemocentro, Doraci Maria dos Santos Trindade, juntamente com a Secretaria Estadual da Saúde e em parceria com o Projeto Vidas por Vidas de Ceres, a campanha acontece anualmente exatamente em comemoração ao Dia do Doador (dia 25) de novembro.

 

 

Somente no sábado (22), haviam disponíveis 200 bolsas para possíveis 200 doadores, a campanha se estende até o dia 28 de novembro.

 

Projeto Vidas por Vidas, segundo Doraci, é um projeto nacional e internacional e é mais um ano de parceria, de aprendizagem, de doação, de vida e prestação de serviço à comunidade além de evangelização.

 

O pastor Henrique Viera da Igreja Adventista do sétimo dia, de acordo com ele, o Projeto Vidas Por Vidas envolve cristãos: evangélicos, católicos, em uma ação social, onde consiste em despertar as novas gerações para solidariedade através da doação de sangue.

 

O pastor disse que através deste trabalho, busca ajudar o jovem a encontrar um sentido na vida que os livram de hábitos prejudiciais como drogas e outras práticas que impedem que eles sejam pessoas saldáveis.

 

Para o pastor, levarem os jovens para os hemocentros, isso faz com que eles sejam conscientizados com a importância de manter uma boa saúde, qualidade de vida, também de serem potenciais doadores e ao mesmo tempo envolvendo-os em trabalhos sociais.

 

Henrique Viera, disse que hoje conta com voluntários com idade entre 10 e 13 anos, para receberem doadores, assim repassando informações de saúde e informações de ter uma vida melhor.

O repórter do Jornal Populacional, Dudu Bala, aproveitou que estava produzindo a matéria, na ocasião, também fez a sua doação.  

 

Requisitos básicos para doar sangue

 

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

 Impedimentos temporários

 

» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.

» Gravidez

» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

» Tatuagem nos últimos 12 meses.

 

Procure o Hemocentro em Ceres, Rua 29, nº 576 centro, e faça sua doação. 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também