Quarta-feira, 22 de Janeiro

Morador de Trindade com doença genética rara morre após esperar por vaga de UTI

Publicado em 27/11/2024 às 21:04
Goiânia

Um morador de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, que sofria de uma doença genética rara morreu depois de esperar por uma vaga de UTI. Rodrigo Paulo de Araújo Andrade tinha 42 anos e tinha Distrofia Muscular de Becker, uma doença que causa a destruição dos músculos do corpo.

Rodrigo morreu na manhã de terça-feira (26), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dilson Alberto de Souza, em Trindade. De acordo com Karine Araújo de Andrade, irmã dele, ele foi hospitalizado no sábado (23) depois que a distrofia se agravou. O homem estava sonolento, sem apetite e parou de urinar no dia da internação.

“Ele foi para a UPA, ficou internado, mas foi só piorando. A pressão muito baixa, e outras coisas também. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Trindade, a equipe médica solicitou a vaga de UTI para Rodrigo na segunda-feira (25) à regulação estadual. A Secretaria de Estado de Saúde informou que a vaga foi liberada às 6h41 do dia 26, para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). No entanto, Rodrigo não resistiu.

Karine afirmou que o irmão foi bem atendido na UPA, mas que se sente "revolta, porque pagamos tantos impostos, e não temos o devido retorno".

A causa da morte registrada no atestado de óbito de Rodrigo foi insuficiência respiratória aguda grave e distrofia muscular de Becker.

Nota da Secretaria Estadual de Saúde

Em relação ao caso de RODRIGO PAULO DE ARAÚJO ANDRADE, a SES-GO esclarece que a vaga do paciente foi autorizada ontem, 26/11, às 6:41, e o encaminhamento ocorreu para avaliação especializada no Hugol. O atendimento pela regulação foi provido, contudo, o paciente lamentavelmente veio a óbito. A SES se solidariza com todos os familiares.

Nota da Secretaria de Saúde de Trindade

A Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o paciente Rodrigo Paulo de Araújo Andrade deu entrada na UPA de Trindade diagnosticado com distrofia muscular de Becker e, devido à gravidade do quadro, necessitava de assistência em um leito de UTI.

Foi solicitada, no dia 25 de novembro, uma vaga de UTI junto à regulação estadual; no entanto, não houve retorno sobre a disponibilização do leito. Lamentavelmente, o paciente veio a óbito no final da manhã de ontem (26/11).

A Prefeitura expressa suas condolências à família e reforça o compromisso em melhorar os serviços de saúde oferecidos à população.

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também


/* /* ]]> */