Publicado em
21/12/2024
às 13:47
Brasil
Adolescentes estão adquirindo kits de motor a gasolina para adaptar em bicicletas, transformando-as em ciclomotores. Esses veículos, caso o motor não ultrapasse 50 cilindradas, estão sujeitos às mesmas regras e exigências de trânsito aplicáveis a ciclomotores, conforme regulamentação vigente. Inclusive Ceres já tem esse tipo de veículo.
Segundo especialistas, os ciclomotores precisam ser conduzidos por pessoas habilitadas na categoria A ou na Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Além disso, o uso de capacete de segurança é obrigatório, assim como o registro, licenciamento e emplacamento do veículo.
De acordo com as normas, a resolução que regulamenta bicicletas motorizadas é a mesma aplicada a veículos artesanais. Essas exigências incluem documentação e requisitos técnicos que, na prática, dificultam o licenciamento desses veículos.
A regulamentação estipula que o prazo para legalizar bicicletas motorizadas termina em 31 de dezembro de 2025. Após essa data, será proibida a circulação de ciclomotores não regularizados em vias públicas, sob pena de apreensão do veículo e aplicação de multas.
O tema divide opiniões entre os adeptos da prática e especialistas em trânsito. Por um lado, os jovens destacam a praticidade e o baixo custo do transporte; por outro, há preocupações quanto à segurança, barulho que é causado, fiscalizações e cumprimento das leis de trânsito.
Informações: Ricardo Pastrana, da Guarda Municipal de Florianópolis
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
12/12/2024 às 16:40
11/12/2024 às 18:30
08/12/2024 às 21:05