Publicado em
29/01/2025
às 09:16
Anápolis
O Anapolina está sendo investigado pela Polícia Civil após uma fiscalização da Equatorial descobrir que o centro de treinamento da associação em Anápolis, a 55 km de Goiânia, estava furtando energia — conhecido como "gato" — há cerca de 2 anos, causando um prejuízo médio de R$ 192 mil, declarou a companhia.
Em nota, o Anapolina SAF declarou que não tinha conhecimento das irregularidades e afirmou que o clube passa por uma transição de gestão e titularidade neste mês de janeiro. Além disso, o clube afirma que havia solicitado uma visita técnica para avaliação e transferência da conta para a Anapolina SAF. O clube também destaca que está trabalhando normalmente com o uso de geradores.
A fiscalização ocorreu na última sexta-feira (24). De acordo com a Equatorial, além do prejuízo, o clube também possuía uma dívida de R$ 45 mil em faturas não pagas. Após confirmar a ligação direta, a equipe técnica da concessionária desligou as irregularidades. Ainda de acordo com a Equatorial, o presidente e o diretor do clube estavam no local, mas não foram presos.
Segundo a Polícia Civil, o laudo da perícia está sendo aguardado para, caso o furto seja comprovado, o responsável pela ligação seja indiciado pelo crime, que pode resultar em reclusão de um a quatro anos, além de multa.
De acordo com a Equatorial, além de ser crime, o "gato" afeta o fornecimento e sobrecarrega a rede elétrica, "colocando em risco a segurança da população".
Segundo a Equatorial Goiás, em 2024, 290 operações de fiscalização em conjunto com as forças policiais foram realizadas, um aumento de 95% em relação às 148 ações realizadas em 2023. A empresa também destaca que as prisões de envolvidos nesses crimes subiram para 158, contra 108 no ano anterior.
A companhia também pede a participação da população para combater as irregularidades. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima pela Central de Atendimento pelo número 0800 062 0196.
"A Anapolina SAF reafirma seu compromisso com a transparência e a responsabilidade junto a todos os envolvidos.
Estamos empenhados e trabalhando no fortalecimento do nosso clube para que continue desempenhando seu papel esportivo e social com excelência.
Seguimos à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer atualizações à imprensa, à comunidade e aos nossos torcedores".
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
29/01/2025 às 16:26
03/02/2025 às 10:04