Publicado em
20/02/2025
às 17:08
Brasil
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) reagiu com ironia à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e pareceu não se preocupar com a possibilidade de ser preso. A declaração aconteceu durante um discurso feito na manhã desta quinta-feira (20) durante o 1º Seminário de Comunicação do PL. “O tempo todo… Vamos prender o Bolsonaro. Caguei para a prisão!”, declarou o ex-presidente, sendo interrompido por apoiadores que passaram a gritar “Mito, mito, mito”.
A declaração ocorre dois dias após a PGR denunciar Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob a alegação de que ele teria comandado um grupo que articulou um golpe de Estado para se manter no poder. A peça também envolve ex-ministros e assessores próximos do ex-presidente, com base em depoimentos, documentos e trocas de mensagens que indicariam uma tentativa de ruptura institucional.
Bolsonaro seguiu o discurso afirmando que seu governo foi alvo de perseguição e destacou valores recuperados por colaboração premiada e acordos de leniência. “A turma devolveu 5 bilhões em delação premiada. Empresários que negociaram a devolução de 15 bilhões em acordo com a leniência, sem problema”, disse.
O ex-presidente foi acusado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de praticar os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e participação em uma organização criminosa. Somadas, as penas máximas chegam a 43 anos de prisão, sem contar os agravantes.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
20/02/2025 às 12:55
16/02/2025 às 22:21