Publicado em
28/05/2025
às 14:52
Brasil
O Zoológico de Brasília fechou por causa de suspeita de casos de gripe aviária. A informação foi confirmada pela rádio CBN nesta quarta-feira (28).
Um pombo e um pato foram encontrados mortos. A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal já esteve no local e elabora um ofício para indicar o prazo de interdição.
A reportagem questionou o Zoológico de Brasília, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. À reportagem, a Secretaria de Agricultura não confirmou a informação e informou que, na tarde desta quarta-feira, haverá uma reunião entre os técnicos que foram acionados pelo Zoológico de Brasília.
O que é a gripe aviária?
O médico Igor Marinho, infectologista do Hospital das Clínicas, esclarece que a H5N1 é uma variante da Influenza. A que afeta tanto aves quanto mamíferos.
A transmissão para humanos ocorre por meio do contato com secreções de animais infectados, sendo a doença letal para ambos.
Apesar da alta taxa de contaminação entre animais, não há evidências de transmissão da doença pelo consumo de ovos ou carne de aves e mamíferos contaminados.
“O resfriamento e o preparo desses alimentos em altas temperaturas eliminam o risco de contaminação”, tranquiliza Marinho.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.