Publicado em
04/01/2026
às 19:37
Brasil
Uma imagem passou a circular amplamente nas redes sociais após o recente ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela, que culminou na captura do presidente Nicolás Maduro. A publicação sugere que um telejornal chileno teria confundido o líder venezuelano com o apresentador brasileiro Ratinho. No entanto, a imagem não é verdadeira e trata-se de uma montagem.
O frame original foi exibido pelo telejornal Meganoticias, do Chile, em 24 de fevereiro de 2024, durante uma reportagem sobre países aliados da Rússia e da Ucrânia, em meio ao conflito iniciado em 2022. Na versão original, aparecem corretamente as imagens do presidente da China, Xi Jinping, do então presidente do Irã, Ebrahim Raisi, do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Na montagem que viralizou, a imagem de Nicolás Maduro foi substituída pela do apresentador Ratinho, enquanto Xi Jinping foi retratado como o personagem Ursinho Pooh. A manipulação levou muitos internautas a acreditarem que se tratava de um erro real da emissora chilena, gerando comentários irônicos e preocupados nas redes sociais.
Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.
Ecovias do Araguaia instala barreiras no trevo Sul de Rialma para evitar acidentes
24/12/2025 às 04:08